Se informe

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Arte do insulto

Esses dias eu vi um espetáculo do Rafinha Bastos, com o mesmo título dessa postagem e eu entendi completamente o que ele quis dizer com o nome. O stand-up geralmente se trata de uma pessoa, que conta uma história de forma engraçada, por mais absurda que seja, quase como pessoas que falam o que pensam de uma maneira que provoque riso. Por exemplo, se você tirar sarro do seu amigo gordo no meio de várias pessoas, provavelmente os outros acharão graça se não forem obesos. Desta maneira torna-se mais fácil ofender, pois não existe o mesmo tom de ofensa, quando torna-se piada.
A Arte do Insulto, é insultar com inteligência, destreza, de maneira que a pessoa nem perceba que está sendo insultada, como nesse disco do Tom Zé, onde muita gente pode ter se sentido ofendido.


Olha bem pra esse olho, deixa a música tocar e senta, que agora eu vou te ofender no meu blog, de forma artística, como Tom Zé, como Rafinha, duas figuras com as quais me identifico. Um por seu jeito maluco e outro por seu jeito grosseiro, mas ambos com certeza são muitos inteligentes, o que faz da arte ainda mais bonita. 
Na minha opinião, as duas formas mais básicas de humor inteligente é a ironia e o sarcasmo e pra quem não sabe eu vou explicar os dois, começando pelo segundo, que é um pouco mais dificil. Basicamente o sarcasmo consiste em falar algo, como se fosse sério, mas com um sentido contrário como o tipico "Porque você não me espera lá na esquina?
A ironia é a minha preferida, provavelmente por uma questão familiar, já que por parte de pai, tenho vários tios piadistas e irônicos, tanto que chegam a dar nos nervos. Eu vou dar um exemplo a partir de um pequeno dialogo, já sabendo que tem gente que vai achar engraçado, enquanto alguns podem passar a me odiar por isso. O filho adolescente chega em casa aos prantos e diz ao pai: "pai, estou com aids". O pai, que está sentado a mesa olha pra ele sério e responde: "quantas vezes eu falei pra você deixar de ser viado?" 
Entendeu?

Não achou nada até aqui ofensivo? E se você souber que esse olho aí de cima é o Olho do de uma prostituta? Não acredita? Óia aqui ó.  Meu insulto ainda não está terminado, quero insultar duas classes de trabalhadores do Brasil, os médicos e os bancários., mas por hoje já escrevi o suficiente.


Um beijo no cu pra quem ler.

Nenhum comentário: